domingo, 28 de novembro de 2010

MINHA EXPERIÊNCIA como leitora

Não nasci em berço de livros!
Livros? No meu tempo de criança, não faziam parte das minhas fantasias.  Deveríamos sim, saber ler e escrever bem!
Não tive contato com livros de literatura quando criança, mas conhecia através da tradição oral, os clássicos contos de fadas e outros contos populares, contados pela minha família e pela minha inesquecível  professora Ana. Lembro-me que havia poucos livros de histórias na escola em que estudava, apenas de uso da professora.
Quando criança tive contato com:

* LIVROS DIDÁTICOS -   Sempre fuçava os livros didáticos de meus irmãos mais velhos em busca de histórias (geralmente carregadas da ideologia da classe dominante) e depois os meus próprios quando iniciei a minha trajetória escolar.

* HISTÓRIAS EM QUADRINHO - Lembro-me ainda do meu irmão Vilson que sempre comprava histórias em quadrinhos "Texas" (preto e branco) e assim, eu e meus  irmãos mais novos,  líamos com ou depois dele.

* CARTAS PESSOAIS -
Meu pai sempre teve o hábito de se corresponder através de cartas (é claro, até o advento do telefone). Quando recebia uma, lia e depois solicitava que nós lêssemos em voz alta.

*REVISTAS - Às vezes recebia revistas sempre direcionadas a fé católica (de um irmão seu que estava no seminário) e nós também líamos.

Com 11 anos saí de casa com o objetivo de estudar e fui morar em casa de parentes em Dez de Maio e tive o meu primeiro contato com UM LIVRO. Confesso que foi assustador! Não recordo o título, mas lembro-me de um trecho: "Havia um cadáver embaixo da cama!" Eu não sabia o que era cadáver, e, sem dicionário não pude pesquisar e consequentemente não dormi à noite e fiquei com medo de receber outro livro assim.

A minha experiência como leitora mesmo, iniciou no Ensino Médio, pois conheci a Rosimere Hannemann, colega de juvenato que lia muito e foi com as sugestões que ela dava que comecei a ler e gostar.

Hoje leio de tudo! Mas sinto falta de tempo para me dedicar mais a leitura de adolescentes. Gosto de conhecer para indicar!

É isso!

2 comentários:

angelitar@blogspot.com.br disse...

Assim como boa parte de nós, nossos alunos precisam de estímulo para se tornarem leitores, pois boa parte das famílias não tem tradição de leitura. Que possamos fazê-los descobrir e se encantar pela palavra escrita!
Beijo
Angelita

Nilda no Café ... disse...

Vilma, querida, tão bom ler seus relatos, minha imaginação voou até a minha infância e lembrei também de tantos contatos que tive com a leitura . Nossa, memórias guardadas lá no fundo do baú...hehehe. Obrigadaaaaa!!!!