sábado, 13 de novembro de 2010

LITERATURA PARA ADOLESCENTES

Sugestões:


 UM BOTÃO NEGRO, OUTRO BRANCO  de Beto Belilácqua

A obra "Um botão negro, outro branco” de Beto Beliláqua da editora CDL – Difusão cultural do livro, aborda situações cotidianas  relacionadas com o preconceito no universo dos adolescentes e procura sensibilizar o leitor através da reflexão.

Através das quarenta e sete páginas, o escritor conta a história de dois jovens que se apaixonam e sofrem o preconceito racial que está presente em nossa sociedade, às vezes um pouco camuflada e outras mais intensa. Indicado para  trabalhar temas transversais com alunos de 8º e 9º  ano. A linguagem é acessível, clara e de fácil compreensão.


VIAGEM PELO MUNDO de Lesley Sims

A obra “Viagem ao fim do mundo" de Lesley Sims, coleção: Salve-se quem puder,  da editora Scipione conta a aventura de um guia que promete aos turistas a volta de um glorioso passado e é o que realmente ocorre a Carol e Tozé.

São quarenta e duas páginas que envolvem o leitor, convidando-o a participar ativamente da trama. De maneira divertida, a história ajuda a desenvolver a acuidade visual, o raciocínio lógico e a observação dos alunos do 6º e 7º ano.


O MISTÉRIO DO CADERNINHO PRETO de Ruth Rocha

A obra “O mistério do caderninho preto” de Ruth Rocha (editora Melhoramentos,  56 páginas) é indicado para os alunos de 6º e 7º ano e conta a história de Maria Emília que resolve escrever um livro sobre um caderninho muito suspeito de um professor, juntamente com seu amigo Pedro que por sua vez, também é apaixonado pela leitura.

O livro se torna interessante, pois logo no início estabelece uma relação entre a leitura e a escrita, induzindo o professor a refletir com os alunos sobre a leitura da turma (o que temos lido? Por que a leitura é importante? Qual é a relação entre ler e escrever?).  Através dessa obra percebe-se  também a dificuldade que todo escritor enfrenta: o que escrever? Como? O que é necessário dizer? Que personagens construirão o meu texto?

A história é uma aventura de mistérios e suspenses que envolve principalmente o leitor dessa faixa etária. Vale a pena conferir!


DEPOIS DAQUELA VIAGEM de Valéria Piassa Polizzi

A obra “Depois daquela viagem” de Valéria Piassa Polizzi é uma autobiografia da autora  que aos dezesseis anos foi contaminada pelo vírus HIV. Através de um diário de bordo relata com humor e descontração a sua história vivida com os amigos, namorados, o despertar da sexualidade e  a angústia diante do resultado dos exames.

A história é um testemunho vivo de uma adolescente que mantém relação sexual sem o uso de preservativo durante uma viagem. O livro inicia contando a história da doença e o  preconceito que a envolve. É uma história triste, mas tocante e verdadeira, de coragem e luta, contada com uma linguagem própria para jovens. Considero a obra apropriada para os alunos de 9º ano, pois a reflexão realizada nela é pertinente aos adolescentes que estão nesta fase (despertando para sexualidade).

A DROGA DA OBEDIÊNCIA de Pedro Bandeira

A obra “ A droga da obediência” de Pedro Bandeira, coleção do Karas, foi publicado em 1984 pela editora Moderna e trata de um livro de mistério policial em que os detetives são adolescentes. Relata a história de cinco estudantes que enfrentam uma macabra trama internacional.

É um livro de 128 páginas recomendado para o público adolescente do 6º ao 9º ano que gosta de histórias de suspense, pois o autor deixa pistas pelos capítulos, despertando a curiosidade do leitor e levando-o a tentar desvendar os mistérios presentes na obra.

Um comentário:

angelitar@blogspot.com.br disse...

Obrigada pela contribuição!
Pretendo reunir todas as sugestões e socializá-las no nosso próximo encontro de professores.
Angelita