quinta-feira, 29 de abril de 2010

Memorial




Ser professora? Era o que eu queria ser desde pequena. Saí cedo de casa para estudar e realizar o meu sonho. Cursei o magistério. E em 1988 comecei a lecionar em Marechal Cândido Rondon com uma turma de 2º ano e alguns meses depois ampliei minha carga horária para 40 horas semanais.


Durante o período de 1988 a 1995 trabalhei com todas as turmas dos anos iniciais. Inclusive tive a experiência de trabalhar com turmas de classe multisseriada no interior do município de Mercedes.


Em 1989 comecei a cursar a faculdade de letras – português e literaturas da Língua Portuguesa na FACIMAR (Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon).


Em 1994, passei por Jaraguá do Sul e deixei meu nome na UCRE e na Secretaria de Educação e no início de 1995 recebi uma ligação da secretaria de educação para trabalhar nesta cidade.


Pedi licença sem vencimentos e em março do mesmo ano vim para cá e comecei trabalhar com Língua Portuguesa na E.M.E.F. Maria Nilda Staheling Salai. Nesse tempo também tive uma experiência maravilhosa e inesquecível, pois durante alguns anos trabalhei com o supletivo (Educação de Jovens e Adultos) na E.M.E.F. Albano Kanzler (noturno) e extensão polo WEG1 e polo Malwee.


Em 1998 prestei concurso pels Estado e pelo Município. Passei nos dois. No Estado fui chamada logo e assumi a carga horária de 20 horas em Corupá na Escola de Educação Básica São José e no ano de 2008 pedi remoção para a Escola de Educação Básica Holand Harold Dornbusch, Jaraguá do Sul.


No município sempre trabalhei como professora contratada e em 2002 fui chamada pelo concurso e assumi as aulas na E.M.E.F. Marcos Emílio Verbinnen, Estrada Nova, onde estou até hoje.


Em 1999 fiz a minha especialização em “Processo de Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.


Sempre procuro me manter atualizada, por isso sempre estou envolvida com cursos.


É isso aí...



3 comentários:

Terezinha disse...

Olá Colega Vilma!
Gostei de ler sua história de vida profissional.
Acredito que tenhas lutado bastante para chegar onde está.
Parabéns por ser esta professora dedicada e comprometida com a educação.
Abraços,
Terezinha

webciência disse...

Olá Vilma!
A tua história é muito semelhante a minha e eu te sinto como uma irmã. Adorei lê-la.Te desejo sucesso em todas as tuas realizações.
Beijo!
Maria Inês

angelitar@blogspot.com.br disse...

Olá Vilma,
as histórias de vida de boa parte dos professores são muito parecidas: sonho, luta, dedicação, muito trabalho. Azar da tua tua cidade que "perdeu", sorte de Jara guá que "ganhou" uma profissional tão comprometida, dedicada e competente como você!
Beijos
Angelita